Segundo dados do Centro de Estudos e Pesquisa de Teletrabalho e Alternativas de Trabalho Flexível, o Cetel, em 2016, 10 milhões de pessoas trabalhavam em casa no Brasil, dentro do regime de home office. Também chamado de teletrabalho, o home office surgiu nos Estados Unidos em resposta à disponibilização de novas tecnologias como a internet e a popularização do celular, possibilitando que as pessoas pudessem trabalhar remotamente.

 

Quatro anos depois, com os smartphones e notebooks com configurações potentes e uma internet muito mais rápida, é certo que esse número cresceu. Agora, com a pandemia causada pelo novo coronavirus, esse contingente foi ampliado. Pensando nos profissionais que não tinham o costume de trabalhar em casa, e que agora se veem às voltas com noteebook, filhos, animais domésticos e outras tentações de quando se está em casa, preparamos dicas rápidas para trabalhar de forma eficiente.

1 – Determine um local de trabalho e avise aos demais familiares que quando estiver nele, não deve ser interrompido. Trate seu home office como um escritório de verdade.

2 – Tenha tudo em mãos – carregadores, celular, notebook, bloco de anotação e caneta, a fim de evitar paradas desnecessárias. Uma garrafa de água e uma cafeteira abastecida também cai bem.

3 – Estabeleça uma jornada de trabalho e prepare uma agenda de tarefas, se puder, cronometrada. Vai ver que com dead lines será muito mais produtivo.

4 – Antes de iniciar seu horário de trabalho, procure deixar as questões domésticas já resolvidas ou encaminhadas, a fim de evitar interrupções. Misturar as duas coisas – trabalho e afazeres domésticos só vai atrapalhar o seu foco.

5 – Sim, aplicativos de comunicação como whatsapp são importantes para se manter conectados com a equipe ou com seus clientes. Para se tornar mais eficiente, que tal silenciar os grupos pessoais durante seu horário de trabalho?

6 – Ergonomia é importante, pesquise sobre isso e evite danos ao corpo. Você vai precisar dele para manter o trabalho em dia.

7 – Inclua na sua programação pausas para se alongar ou descansar a cabeça. Muitas vezes é durante este distanciamento do computador que a solução para aquele problema chega na sua mente. Além disso, não há como trabalhar saudavelmente por oito ou dez horas a fio.

8 – Lembre-se que no caso de dúvidas, seu chefe ou colega pode não estar ao seu lado, mas está próximo virtualmente para lhe orientar. Use o celular, o whatsapp, facetime…

9 – Você conhece o modelo dos 3 C’s – Clareza, Comunicação e Conexão. A partir dele, devem ser estabelecidos alguns critérios como prioridades, metas e expectativas alinhadas entre as equipes.

10 – Cuide da energia! O notebook, celular e eletrônicos, em geral, serão certamente alguns dos aparelhos mais utilizados durante o home office e, consequentemente, plugados na tomada para carregar. Certifique-se de retirar os carregadores da tomada quando os equipamentos já estiverem carregados. Mesmo sem o aparelho estar conectado, o carregador consome energia se estiver na tomada.

 

Fonte: SECOVIPE

@Assessoria de Comunicação Secovi-PE

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