notícias

Vazamentos e infiltraes quem paga?

24/10/2015

Vazamentos e infiltrações – quem paga?

 

 Letícia Gloor

Situações em que um morador está sendo prejudicado por acontecimentos em outra unidade são um verdadeiro pesadelo tanto para as partes envolvidas quanto para o síndico. Um exemplo bastante conhecido são os vazamentos ou infiltrações, pois dependendo do local do vazamento, há muitas controvérsias sobre quem será o responsável pelo problema.

 

Os vazamentos e infiltrações danificam a estrutura da edificação, aumentam os custos com o abastecimento de água e, se não forem sanados no início, podem trazer grandes prejuízos: umidade na parede, manchas escuras no teto do banheiro, pintura descascada e mofo são alguns indícios de que algo não vai bem com o encanamento e as tubulações. Assim que esses sinais forem detectados, é necessário procurar um profissional capacitado para identificar a origem do vazamento e eliminá-la.

 

Conheça os tipos de situações e quem deve arcar com os custos do conserto em cada um deles:

 

Quando o vazamento acomete apenas a unidade do morador, ele deve responsabilizar-se pelos custos e pela solução do problema. É recomendado agir rápido para que outras unidades não sejam atingidas, implicando em maiores prejuízos.

Se o ponto estiver em alguma área comum, como na caixa d’água, paredes externas, áreas de lazer, salão de festas e outros, o condomínio é obrigado a assumir a responsabilidade com o reparo dos danos.

Quando o problema originar na unidade do vizinho, o proprietário dela será o responsável pelos custos. No caso de imóvel alugado, quando a infiltração ocorrer devido ao desgaste natural da estrutura, o dono deve arcar com as despesas.

Se o problema surgir em função de alguma reforma realizada pelo inquilino e acabar perfurando o encanamento, então é ele quem terá que pagar o conserto.

Basicamente, existem três motivos para o surgimento de infiltrações: vazamentos, falhas na impermeabilização da laje e no lençol freático – caso que provoca a infiltração no poço do elevador. Sendo assim, é sempre muito importante ficar de olho nos ambientes que podem provocar algum tipo de problema dessa natureza.

 

http://blog.nextin.com.br/vazamentos-e-infiltracoes-quem-paga/