notícias

Assembleias: um momento importante e benfico para todos

16/10/2016

Assembleias: um momento importante e benéfico para todos         

Para tomar decisões e auxiliar os síndicos a gerenciarem melhor os condomínios, é essencial que os moradores participem ativamente de todas as assembleias convocadas, mas não é isso o que acontece em muitos condomínios espalhados pelo Brasil, que sofrem com a falta de quórum nas reuniões: de acordo com uma pesquisa realizada em maio de 2015, cerca de 70% dos inquilinos e moradores não comparecem às reuniões na capital paulistana. Para atrair os condôminos, os síndicos podem estimulá-los mostrando que a presença deles é muito importante para todos, e uma maneira simples de trazê-los para os encontros é colocar em pauta temas importantes de interesse geral, deixando as assembleias menos cansativas, mais curtas e ágeis.

 

As assembleias são regidas por lei, mas em cada condomínio as pessoas podem incrementá-las para que se tornem mais interessantes e se adequem ao dia a dia de todos. Por exemplo, os síndicos podem organizar comissões específicas, como de decoração, obras, lazer e outras áreas para que os moradores possam atuar de forma efetiva, durante e após as reuniões, e também pesquisar novas tecnologias e serviços que possam ser aprovados e implantados para otimizar a vida do condomínio. Além disso, organizar um lanche comunitário ou um coquetel após a assembleia é uma ótima opção para que todos frequentem o evento e, ao mesmo tempo, confraternizem.

 

Mesmo sendo uma obrigação para o síndico convocar todos os moradores para as assembleias, esse pode ser um momento agradável para tomar decisões importantes para o presente e o futuro do condomínio. As convocações precisam ser feitas com antecedência para que todos possam se organizar, e outra dica é, ao divulgar a reunião no mural do prédio e no Mural do Nextin Home, o síndico já adiante alguns temas interessantes para que as pessoas se preparem e até mesmo levem contribuições sobre os assuntos. Se um condômino não for avisado da assembleia, ele poderá reivindicar, já que o Código Civil, no artigo 1.354, diz que “a assembleia não poderá deliberar se todos os condôminos não forem convocados para a reunião”. Assim, as decisões tomadas em um assembleia divulgada equivocadamente poderão ser anuladas.

 

Além de mesclar assuntos relevantes de interesse comum e promover a integração e o clima amistoso com eventos extras, os síndicos podem estimular a gestão participativa, agendar um bom horário que seja possível para a maioria dos moradores e inquilinos, e deixar lembretes no dia da reunião para que não se esqueçam de comparecer; no módulo Assembleias do Nextin Home o síndico cadastra uma reunião e todos os moradores e proprietários, mesmo aqueles que não moram no condomínio, recebem um aviso por e-mail e, no dia em que a assembleia for realizada, todos recebem um SMS. Com atitudes simples, porém focadas, o número de participantes certamente aumentará e as decisões serão muito melhor embasadas e eficazes.

 

 

 

 

 

 

http://blog.nextin.com.br/assembleias-um-momento-importante-e-benefico-para-todos/